Auditoria Simplificada da Qualidade do Ar Interior

Avaliação Essencial para Ambientes Saudáveis e Seguros

A Auditoria Simplificada da Qualidade do Ar Interior (ASA) é uma avaliação obrigatória, realizada anualmente, para grandes edifícios de comércio e instalações que incluem creches, estabelecimentos de educação pré-escolar, escolas do primeiro ciclo do ensino básico e estruturas residenciais para pessoas idosas em funcionamento. Este procedimento visa garantir que o ar interior dos edifícios atende aos padrões de qualidade e segurança necessários para a saúde e bem-estar dos ocupantes.

Na Consumo Zero, realizamos auditorias simplificadas de forma eficiente e conforme os requisitos legais, assegurando que seu edifício cumpra as normas de qualidade do ar, promovendo um ambiente saudável e seguro.

Solicitar um Orçamento

QAI: A Importância de Controlar a Qualidade do Ar nos Edifícios

A preocupação com a QAI em edifícios advém do facto, de atualmente, as pessoas passarem cada vez mais tempo dentro de edifícios (residências, escritórios, escolas, etc.) ficando expostas à ação de uma variedade de poluentes existentes, estando relacionados essencialmente com os materiais usados na sua construção e manutenção, com os sistemas AVAC, com os ocupantes e com a qualidade do ar exterior. 

Uma reduzida QAI pode ter consequências graves ao nível de efeitos sobre a saúde, nomeadamente ao nível de doenças respiratórias e de pele, alergias e doenças crónicas. 

Para além disso, pode afetar também os padrões de comportamento dos ocupantes com reflexos significativos no bem-estar e na produtividade dos mesmos. O controlo da QAI no interior dos edifícios é sem dúvida, um problema de saúde pública que importa solucionar em benefício das pessoas.

Queixas como dores de cabeça, náuseas, cansaço, vertigens, falta de ar, irritação dos olhos, nariz, garganta, irritação na pele, tosse e espirros são sintomas de uma fraca QAI.

QAI: A Importância de Controlar a Qualidade do Ar nos Edifícios